Escola Paulista de Medicina
Postgraduate Program Name

Humanidades e Saúde II 2020/1

HUMANIDADES E SAÚDE - Disciplina de Pós Graduação 1º SEMESTRE DE 2020

Professor Responsável: Prof. Dr. Dante Gallian (CeHFi – PPGSC - PPGECS)
Professores Participantes: Prof. Dr. Dante Gallian (CeHF – PPGSC - PPGECS), Prof. Dr. Simeão Sass (CeHFi), Profa. Dra. Nádia Vieira (CeHFi) e Rafael Ruiz (EFLCH)
Promoção: Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) / Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Dep. de Med. Prev. da EPM/ Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde do CEDESS-UNIFESP.

Datas: Quartas-feiras (semanal)
Início: 04/03/2020
Término: 24/06/2020
Horário: 9:30 – 12:00 hs

Carga Horária Didática: 10.
Carga Horária Atividades: 65.
Créditos: 7 (mínimo de 75% de presença e aproveitamento em avaliação escrita)
Vagas: 15 (apenas para inscrinos nos programas de pós-graduação da UNIFESP)
Local: Rua Loefgreen 2026.

>>> INSCRIÇÕES

Ementa e Objetivo Geral:

Partindo das diversas experiências e linhas de pesquisa desenvolvidas no Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da Escola Paulista de Medicina (EPM) da UNIFESP, esta disciplina de pós-graduação pretende apresentar e discutir a contribuição das Humanidades e das Ciências Humanas enquanto caminho de formação humanística e humanização na área da saúde. Temas como Literatura, Filosofia e Espiritualidade em suas diversas interfaces com a saúde serão abordados a partir do repertório téorico e dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos pelos professores do CeHFi e professores convidados. A disciplina contará também com apresentação e discussão de projetos e trabalhos de pesquisa desenvolvidos por pesquisadores de pós-graduação inseridos nas linhas de pesquisa do Centro.

Nesta versão da disciplina daremos especial atenção à abordagem metodologica do Estudo de Caso, nos campos das ciências da saúde e das ciências sociais e humanas.

Objetivos Específicos:

- Possibilitar uma revisão dos norteadores teóricos para o conceito de Humanidades e suas relações com as Ciências da Saúde.

- Fomentar o contato com a bibliografia básica fundamental a respeito dos temas centrais Literatura e Experiência Estética como forma de humanização em saúde, educação e cultura; Filosofia, História e Espirituallidade em Saúde.

- Possibilitar a elaboração de trabalho científico na forma de artigo que será avaliado ao final do curso.

Metodologia:

Leitura prévia de textos deternimados e discussão dos mesmos nos encontros do Seminário

Apresentação de Projetos/Trabalhos de Pesquisa dos alunos inseridos na Linha de Pesquisa

Avaliação:

- Elaboração de um artigo científico nos moldes da ABNT versando sobre um dos temas abordados durante o curso.

Programação:

04/03 – Apresentação / Seminário de Discussão

Petit, Michèle. Ler o mundo - Experiências de transmissão cultural nos dias de hoje. Capítulo 1 (Teca)

11/03 - Seminário de Discussão

Petit, Michèle. Ler o mundo - Experiências de transmissão cultural nos dias de hoje. Capítulo 2, 3 e 4 (Ricardo)

18/03 - Seminário de Discussão

Petit, Michèle. Ler o mundo - Experiências de transmissão cultural nos dias de hoje. Capítulo 5, 6, 7 e epílogo (Gabriel)

25/03 – Seminário de pesquisa 01: apresentação de projetos de pesquisa em andamento

01/04 - Seminário de pesquisa 02: apresentação de projetos de pesquisa em andamento

08/04 - Seminário de pesquisa 03: apresentação de projetos de pesquisa em andamento

15/04 - Seminário de pesquisa 04: apresentação de projetos de pesquisa em andamento

22/04 – Seminário “Estudo de Caso” p.1

Estudo de Caso como modalidade de pesquisa

Referencias:

a) YIN, Robert. Estudo de Caso Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookmann, 2004.

b) Estudo de caso: uma reflexão sobre a aplicabilidade em pesquisas no Brasil. (Artigo)

c) Roteiro Instrucional para elaboração de um estudo de caso clínico (Artigo)

29/04 - Seminário “Estudo de Caso” p.2
Dois casos apresentados por Michel Foucault e duas diferentes abordagens de um mesmo caso.

Referencias:

a) FOUCAULT, Michel. Herculine Barbin - O diário de um hermafrodita. Apresentação de Michel Foucault. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983

O Verdadeiro Sexo - pág 1 à 9

Minhas Memórias - pag 11 à 105

b) FOUCAULT, Michel (coord.). Eu, Pierre Rivière, que degolei minha mãe, minha irmã e meu irmão. Rio de Janeiro: Graal, 2010

Apresentação - p. IX- XV

O Memorial -p. 51-112

2. Os Assasinos que se conta (Foucault) - p. 211 á 221

6. Os Médicos e os Juízes - p.259-275

06/05 - Seminário “Estudo de Caso” p.3
Discussão acerca de alguns casos na clínica e na instituição

Referencias:

a) O Estudo de caso como estratégia metodológica de pesquisas científicas em Administração: um roteiro para o estudo metodológico

b) A perspectiva fenomenológica aplicada ao estudo de caso – Análise ideográfica e nomotética de uma experiência de dor e sofrimento do ser com câncer

c) “A ansiedade me engorda”: um estudo de caso acerca da importância do autocuidado na obesidade.

Extra) Relatos de caso para além das normas, a coerência e a congruência

13/05 - Seminário de pesquisa 05: apresentação de projetos de pesquisa em andamento

20/05 - Seminário de pesquisa 06: apresentação de projetos de pesquisa em andamento

27/05 - Seminário de pesquisa 07: apresentação de projetos de pesquisa em andamento

03/06 - Seminário de pesquisa 08: apresentação de projetos de pesquisa em andamento

10/06 - Seminário de pesquisa 09: apresentação de projetos de pesquisa em andamento

17/06 – Conclusão

24/06 - Conclusão

Bibliografia:

PETIT, Michèle. Ler o mundo - Experiências de transmissão cultural nos dias de hoje. Editora 34, São Paulo, 2019

YIN, Robert. Estudo de Caso Planejamento e Métodos. Porto Alegre: Bookmann, 2004.

SANTOS, Fernanda Marsaro. Estudo de Caso como Ferramenta Metodologica. Revista Meta: Avaliação, [S.l.], v. 3, n. 9, p. 344 - 347, dec. 2011. ISSN 2175-2753. Disponível em: <http://revistas.cesgranrio.org.br/index.php/metaavaliacao/article/view/132>. Acesso em: 03 feb. 2020. doi:http://dx.doi.org/10.22347/2175-2753v3i9.132.

GALDEANO LE, Rossi LA, Zago MMF. Roteiro instrucional para a elaboração de um estudo de caso clínico. Rev Latino-am Enfermagem 2003 maio-junho; 11(3):371-5.

FOUCAULT, Michel. Herculine Barbin - O diário de um hermafrodita. Apresentação de Michel Foucault. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1983

FOUCAULT, Michel (coord.). Eu, Pierre Rivière, que degolei minha mãe, minha irmã e meu irmão. Rio de Janeiro: Graal, 2010

SENGER, I.; PAÇO-CUNHA, E; SENGER, C. M. O Estudo de caso como estratégia metodológica de pesquisas científicas em administração: um roteiro para o estudo metodológico. CRA: Revista de Administração, v. 3, n. 4 (2004), p. 93-116, ISSN online 2317-6083.

SILVEIRA, N.A. ; SILVA, C. C. ; RODRIGUES, B. S. ; BARROS, N. F. . A perspectiva fenomenológica aplicada ao estudo de caso - Análise ideográfica e nomotética de uma experiência de dor e sofrimento do ser com câncer. In: 7º Congresso Ibero americano de investigação qualitativa, 2018, Fortaleza. A perspectiva fenomenológica aplicada ao estudo de caso - Análise ideográfica e nomotética de uma experiência de dor e sofrimento do ser com câncer. Aveiro - Portugal: Ludomedia, 2018. v. 2. p. 899-895.

BARRETO, Elizza & Cintra, Michele & Pinto, Paula Sanders & Almeida, Sandra. (2019). “A ansiedade me engorda”: um estudo de caso acerca da importância do autocuidado na obesidade. Revista Psicologia, Diversidade e Saúde. 8. 41. 10.17267/2317-3394rpds.v8i1.2181.

BARROSO, Ricardina. Relatos de caso: para além das normas, a coerência e a congruência. Rev Port Med Geral Fam,  Lisboa ,  v. 32, n. 4, p. 238-240,  ago.  2016 .   Disponível em <http://www.scielo.mec.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2182-51732016000400001&lng=pt&nrm=iso>. acessos em  03  fev.  2020.

© 2013 a 2021 - Universidade Federal de São Paulo - Unifesp
Rua Loefgreen, 2032 - Vila Clementino, São Paulo - SP 

Please publish modules in offcanvas position.