São duas unidades curriculares: Filosofia e Bioética:
Unidade Curricular: Filosofia
Professor Responsável: Viviane Cristina Cândido
Contato: candidoviviane.unifesp.cehfi@gmail.com
Professora convidada: Nádia Vitorino Vieira
Série (Ano/Semestre): 1º Ano – 2º semestre Curso: Ciências Biológicas – Modalidade Médica
Departamento: CeHFI - Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde
Carga horária total: 34
OBJETIVOS:
GERAL: Evidenciar os fundamentos que alicerçam a reflexão, prática e pesquisa do profissional biomédico.
ESPECÍFICOS:
- Propor aos alunos uma introdução à filosofia que dialogue com a realidade vivida por eles, em geral e no âmbito do curso;
- Investigar o tema de humanidades e humanização nas Ciências da Saúde interligando-o com a prática e a pesquisa;
- Vivenciar uma filosofia em relação com a vida que alicerce a prática profissional e de pesquisa;
- Apresentar, discutir e sintetizar as contribuições da filosofia da ciência para essa área específica de atuação.
EMENTA
No Curso de Ciências Biológicas – Modalidade Médica, a fim de tratar a Filosofia como parte da realidade, contaremos com o aporte da Literatura para discussão, análise e síntese de temas, a saber, introdução à filosofia; humanidades e humanização nas Ciências da Saúde; filosofia em relação com a vida; filosofia da ciência e filosofia na formação do cientista. Como resultado, esperamos contribuir com a construção da especificidade da filosofia das Ciências da Saúde.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Introdução à Filosofia;
2. A especificidade da Filosofia das Ciências da Saúde;
3. O lugar da reflexão e da formação humanística na Universidade: Filosofia e Literatura;
4. Filosofia em relação com a vida – condição humana;
5. Filosofia em relação com a vida – sentido da vida;
6. Filosofia em relação com a vida – felicidade;
7. Filosofia em relação com a vida – tempo e finitude;
8. Filosofia da Ciência na especificidade das Ciências Biológicas: Técnica e desafios éticos;
9. Filosofia da Ciência na especificidade das Ciências Biológicas. Liberdade e responsabilidade na investigação nas Ciências da Saúde.
10. Filosofia da Ciência na especificidade das Ciências Biológicas: O ser humano como Criador;
11. Filosofia e a formação do profissional biomédico;
12. Obra literária como estudo de caso.
METODOLOGIA DE ENSINO UTILIZADA
Aulas teóricas expositivas, leitura e estudos dirigidos, discussões em grupos, seminários, produção de texto.
RECURSOS INSTRUCIONAIS NECESSÁRIOS
Computador e datashow; quadro para anotações; salas extras para trabalhos em grupo.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
A avaliação será feita em três etapas, a primeira com base na participação do aluno e leituras realizadas; a segunda na apresentação de relatórios de discussão, individual ou em grupo e a terceira, um trabalho escrito, individual ou em grupo, acerca do livro Frankenstein, principal obra literária desse semestre no qual se espera que o aluno seja capaz de apresentar uma leitura temática da obra, relacioná-la com os conteúdos das aulas e, finalmente, relacioná-la com livros, filmes, séries e/ou acontecimentos contemporâneos.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
DOSTOIÉVSKI, Fiódor. Duas Narrativas Fantásticas. São Paulo: Editora 34, 2003.
SHELLEY, Mary. Frankenstein. São Paulo: Editora L&PM, 2005.
JONAS, Hans. Técnica, Medicina e Ética – sobre a prática do princípio responsabilidade. São Paulo: Editora Paulus, 2014. (Capítulos).
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Editora Ática, 2003.
FOUCAULT, Michel. Crise da medicina ou crise da antimedicina. In: Revista do NU-SOL – Núcleo de Sociabilidade Libertária. São Paulo: PUC, n. 18, pp. 167-194, 2010.
OLIVEIRA, Jelson Roberto de. O homem como objeto da técnica segundo Hans Jonas: o desafio da biotécnica. In: Problemata – Revista Internacional de Filosofia. João Pessoa: UFPB, v. 4, n. 2, pp. 13-38, 2013.
SÊNECA. A Vida Feliz. Trad. Luiz Feracine. São Paulo: Escala, 2009.
Unidade Curricular: Bioética
Professor Responsável: Viviane Cristina Cândido
Contato: candidoviviane.unifesp.cehfi@gmail.com
Professores convidados:
Aluisio M. B. Serodio
Ana Flávia Popi
Nádia Vitorino Vieira
Taiza Stumpp
Série (Ano/Semestre): 3º Ano – 2º semestre Curso: Ciências Biológicas – Modalidade Médica
Departamento: CeHFI - Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde
Pré-requisito:
Carga horária total: 34
Carga Horária p/ prática: 0 Carga Horária Teórica: 34
OBJETIVOS:
GERAL: A disciplina tem como objetivo apresentar aos alunos os fundamentos da Bioética aplicados ao exercício profissional do biomédico e à pesquisa científica na área.
ESPECÍFICOS:
- Oferecer aos alunos uma fundamentação filosófica e multidisciplinar em Bioética que lhes proporcione uma visão ampla e crítica da realidade;
- Proporcionar reflexões e vivências em sala de aula que evidenciem a possibilidade de uma prática profissional, atenta à realidade plural e diversa em que estamos inseridos; multidisciplinar e humanizada, a partir dos referenciais da Bioética.
- Contribuir para que os alunos que se dediquem à pesquisa tenham fundamentação e suporte para considerar os referenciais da Bioética em suas pesquisas e, consequentemente, volta-las para os interesses comuns.
- Possibilitar aos alunos o reconhecimento das implicações éticas e legais no exercício de sua função e/ou pesquisa.
EMENTA
Buscando dialogar e integrar-se, numa perspectiva multidisciplinar, com o Curso de Ciências Biológicas – Modalidade Médica, essa UC apresentará os fundamentos da Bioética buscando sua vivência desde a sala de aula, de modo que, quando do exercício profissional e/ou da pesquisa, o aluno egresso possa aplica-la nos diferentes âmbitos de sua atividade. Para tanto, utilizaremos a Literatura como ponto de partida e apoio ao longo do curso, considerando a obra Admirável Mundo Novo entendendo que, se toda teoria corre o risco do distanciamento da prática que dela necessita, a Literatura possibilita o estreitamento desses dois pontos, uma vez que propicia, direta ou indiretamente, uma aproximação do sujeito real à realidade do mundo, pelos olhos do autor da obra e daqueles que a leem e dela compartilham em discussões em grupo. Com essas discussões evidenciaremos o fato de que o comportamento ético tem como pressuposto um compromisso do indivíduo em relação com o outro, com o produto do seu trabalho, com a pesquisa e suas consequências, ou seja, uma nova postura do sujeito em relação às relações e ao seu fazer nas Ciências Biológicas.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
1. Fundamentação filosófica: A pessoa.
2. Fundamentação filosófica: a vida humana e seu valor e a integridade do ser humano.
3. O conceito de ética: multiplicidade de compreensões.
4. Ética – Critérios e fundamentos para a compreensão e sua vivência nos diferentes âmbitos da vida humana.
5. A pessoa e a vida humana como fundamentos para a Bioética.
6. História e bases conceituais da Bioética.
7. A Ferramenta Principialista: os princípios da ética biomédica.
8. Temas em Bioética na interface com a Biomedicina: Genética e Ambiente.
9. Obra literária como estudo de caso.
10. Comitês de Ética em Pesquisa Biomédica.
11. Temas em Bioética na interface com a Biomedicina: Ética da pesquisa em Seres Humanos.
12. Temas em Bioética na interface com a Biomedicina: Ética em Pesquisa com Animais.
13. Avanços Tecnológicos em Saúde: interferência da tecnologia no início e fim da vida.
METODOLOGIA DE ENSINO UTILIZADA
Aulas teóricas expositivas e dialogadas, leitura e estudos dirigidos, discussões em grupo, a partir de filmes e textos literários, mesas redondas.
RECURSOS INSTRUCIONAIS NECESSÁRIOS
Computador e datashow; quadro para anotações.
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM
A avaliação será feita em três etapas, a primeira com base na participação do aluno, filmes assistidos e leituras realizadas; a segunda escrita com perguntas objetivas a serem respondidas de forma dissertativa e a última resultante de uma síntese própria apresentada ao grupo oralmente e entregue por escrito.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
GUILHEM, Dirce et al. Pelas lentes do cinema. Bioética e Ética em pesquisa. Brasília: Letras Livres, EdUnB, 2007. (Capítulos).
HUXLEY, Aldous. Admirável Mundo Novo. Trad. Lino Vallandro Vidal Serrano. Rio Grande do Sul: Editora Globo, 2014.
RAMOS, D.L.P. Bioética: pessoa e vida. São Caetano do Sul: Difusão, 2009. (Capítulos).
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ENGELHARDT, Hugo Tristram. Fundamentos da bioética. Trad. José A. Ceschin. São Paulo : Loyola, 1998.
LAGRÉE, Jacqueline. O médico, o doente e o filósofo. Trad. Germano Cleto. Coimbra: Gráfica de Coimbra, 2003.
PESSINI, Léo. Problemas atuais de bioética. 10ª. ed., rev. e ampl. São Paulo : Loyola, 2012.
PESSINI, Leo; BERTACHINI, Luciana e BARCHIFONTAINE, Christian de Paul de. (Orgs.). Bioética, Cuidado Humanização. São Paulo: Centro Universitário São Camilo: Edições Loyola: IBCC Centro de Estudos, 2014.