Escola Paulista de Medicina
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Laboratório de Humanidades 18 "Viajando em Busca do Humano" 2021/1º Sem.

"A partir da leitura e discussão de obras clássicas da literatura, o Laboratório de Humanidades visa promover uma abertura para a dimensão humanística do conhecimento, entendendo as humanidades e, em especial a literatura, como meio de humanização no âmbito da pesquisa e da prática profissional em saúde..."

 

INSCRIÇÕES

Formulário de inscrições CeHFi 2021/1 (de 01/02/2021 a 26/02/2021)

Somente para:
- alunos regularmente matriculados nos programas de pós graduação da UNIFESP

 

- Comunidade Unifesp

(inscrição via site do CeHFi)

* ATENÇÃO - a partir deste semestre cada aluno só pode participar de uma única disciplina do CeHFi por semestre. Para exceções favor entrar em contato enviando justificativa. 

LABORATÓRIO DE HUMANIDADES

XVIII Ciclo de Encontros e Discussões sobre Humanização em Saúde (1º semestre de 2021)
Disciplina Eletiva para os Programas de Pós Graduação da UNIFESP (Campus São Paulo)

Tema: Viajando em Busca do Humano

Livros: Alice no País das Maravilhas (Autor: Lewis Carroll) / Morte em Veneza (Autor: Thomas Mann)

Período: Primeiro semestre de 2021 (março a maio / 9 encontros).

Professores Responsáveis: Dante Marcello Claramonte Gallian e Rafael Ruiz.

Professores Convidados: Maria Sílvia Logatti, Licurgo Lima de Carvalho e Yuri Bittar.

Promoção: Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) / Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Dep. de Med. Prev. da EPM/ Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde do CEDESS-UNIFESP.

Dias da Semana: 
- Turma 1: Sexta-Feira, 19/3 a 21/5
- Turma 2: Terça-Feira, 16/3 a 11/5

Horários: das 12h00 às 13h30 (terças e sextas-feiras).

Carga Horária Didática: 14.

Carga Horária Atividades: 66.

Créditos: 5.

Vagas: 40 em cada turma, sendo 20 para alunos de pós-graduação e 20 para comunidade (alunos de graduação, funcionários, outros)

Local: aulas "online" no Google Meet

Inscrições: de 01/02/2021 a 26/02/2021

Via site do CeHFi (este) - Somente alunos regularmente matriculados nos programas de pós graduação da UNIFESP (inscrição via site do CeHFi)

* ATENÇÃO - a partir deste semestre cada aluno só pode participar de uma única disciplina do CeHFi por semestre. Para exceções favor entrar em contato enviando justificativa. 

Ementa e Objetivo Geral:

A partir da leitura e discussão de obras clássicas da literatura, o Laboratório de Humanidades visa promover uma abertura para a dimensão humanística do conhecimento, entendendo as humanidades e, em especial a literatura, como meio de humanização no âmbito da pesquisa e da prática profissional em saúde.

Objetivos Específicos:

- Fomentar e promover o hábito da leitura dos clássicos da literatura universal;

- Oferecer um espaço de compartilhamento de impressões e idéias suscitadas pela leitura dos clássicos;

- Levantar questões essenciais referentes ao processo de humanização individual e coletiva;

- Confrontar leituras e discussões com a prática cotidiana, profissional e de pesquisa;

- Gerar um espaço de socialização e humanização a partir da troca de idéias e concepções;

- Fornecer um amplo repertório humanístico para o pesquisador pós-graduando na área da saúde.

Metodologia:

Leitura de obras pré-determinadas da Literatura Universal e encontros semanais para discussão sobre as mesmas, na seguinte dinâmica:

- Encontro inicial: apresentação dos objetivos e metodologia

- Encontro de Histórias de Leitura

- Encontros de Itinerário de Discussão: levantamento e discussão de impressões, questões e idéias.

- Encontro de sistematização e conclusão: Histórias de Convivência.

O Ciclo de Encontros do LabHum são semestrais. Ao iniciar o Ciclo os participantes já deverão ter feito a leitura. A carga horária não presencial corresponde à leitura e releitura das obras (66 horas).

Programação:

O LabHum conta com duas turmas: uma às terças-feiras, e outra às sextas-feiras, das 12h00 às 13h30. O aluno deverá optar por um destes dois horários e deverá permanecer nele até o final do ciclo.

Neste ciclo as obras a serem discutidas são: Alice no País das Maravilhas (Autor: Lewis Carroll)

Morte em Veneza (Autor: Thomas Mann) (Edição recomendada; outras edições/traduções podem ser utilizadas).

Avaliação:

Ao aluno de pós-graduação será exigido um relatório escrito sobre o impacto da experiência do LabHum e comentários a respeito dos livros lidos.

Bibliografia Complementar:

  • GALLIAN, D.M.C. A Literatura como Remédio – Os Classicos e Saúde da Alma. Editora Martin Claret, São Paulo, 2017.
  • GALLIAN, D. M. C.; LIMA, C. C. ; DE BENEDETTO, M.A.C. ; GUZMAN, S. M. . Humanidades e humanização em saúde: a literatura como elemento humanizador para graduandos da área da saúde. Interface (Botucatu. Online), v. 18, p. 139-150, 2014.
  • RIBEIRO, M.; SAKAMOTO, J. ; GALLIAN, D. M. C. A cultura estética e a educação do gosto como caminho de formação e humanização na área da saúde. Trabalho, Educação e Saúde (Online), v. 12, p. 15-28, 2014.
  • BITTAR, Y, SOUZA, M.S, GALLIAN, D.M. A Experiência Estética da Literatura como Meio de Humanização em Saúde: O Laboratório de Humanidades da EPM/UNIFESP. Revista Interface, v.17, n.44, p.171-86, jan./mar.2013.
  • GALLIAN, D.M.C. Literatura e Formação Humanística em Medicina: o Experimento do Laboratório de Humanidades da EPM/UNIFESP. Revista de Medicina (USP), v. 91, p. 174-177, 2013.
  • GALLIAN, D. M., PONDÉ, L.F., RUIZ, R. Humanidades, Humanismos e Humanidades: problematizando conceitos e práticas no contexto da saúde no Brasil. Revista Internacional de Humanidades Médicas. Vol 1, n. 1, p. 5-16, out/dez, 2012.
  • GALLIAN, D.M., RUIZ, R. O Bem, o Mal – é tudo igual? O drama das palavras e paixões em Macbeth de Shakespeare. Memoramdum, v. 23, p. 198 – 209, out 2012.
  • GALLIAN, D.M. A Cultura Contemporânea na Clínica de Joseph Ratzinger: as patologias da modernidade e a terapêutica da humanização. Memorandum, v. 21, p. 249-260, out 2011.
  • ORTEGA Y GASSET, José, A Desumanização da Arte, São Paulo, Cortez, 5a edição, 2005.
  • ---------------------------------- A Missão da Universidade. Rio de Janeiro, Eduerj, 1999.
  • PEIPER, Josef, A Abertura para o Todo: a Chance da Universidade. Ensaio. São Paulo, Apel, 1989.
  • RIBEIRO, Renato Janine. Humanidades; um novo curso na USP. São Paulo, Edusp, 2001.
  • RUIZ RETEGUI, Antonio, Pulchrum. Reflexiones sobre la Belleza desde la Antropologia cristiana. 2ª ed., Madrid, Rialp, 1999.
  • TEIXEIRA COELHO. “A Cultura como Experiência”, in RIBEIRO, Renato Janine (org.) Humanidades; um novo curso na USP. São Paulo, Edusp, 2001.

Conteúdo Programático:

Aula Datas TERÇA Datas SEXTA
Aula 01 - Apresentação 16 de março 19 de março
Ciclo Alice no País das Maravilhas    
Aula 02 – Histórias de Leitura 23 de março 26 de março
Aula 03 – Itinerário de discussão 01 30 de março 9 de abril
Aula 04 – Itinerário de discussão 02 6 de abril 16 de abril
Aula 05 – Histórias de Convivência 13 de abril 23 de abril
Ciclo Morte em Veneza    
Aula 06 - Histórias de Leitura 20 de abril 30 de abril
Aula 07 - Itinerário de discussão 01 27 de abril 7 de maio
Aula 08 - Itinerário de discussão 02 4 de maio 14 de maio
Aula 09 - Histórias de Convivência 11 de maio 21 de maio

 

 

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