Escola Paulista de Medicina
Postgraduate Program Name

Humanidades e Saúde 2021/1

"Partindo das diversas experiências e linhas de pesquisa desenvolvidas no Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da Escola Paulista de Medicina (EPM) da UNIFESP, esta disciplina de pós-graduação pretende apresentar e discutir a contribuição das Humanidades e das Ciências Humanas enquanto caminho de formação humanística e humanização na área da saúde..."

INSCRIÇÕES

Formulário de inscrições CeHFi 2021/1 (de 01/02/2021 a 26/02/2021)

Somente alunos regularmente matriculados nos programas de pós graduação da UNIFESP (inscrição via site do CeHFi)

* ATENÇÃO - a partir deste semestre cada aluno só pode participar de uma única disciplina do CeHFi por semestre. Para exceções favor entrar em contato enviando justificativa. 

HUMANIDADES E SAÚDE

Disciplina de Pós Graduação
1º SEMESTRE DE 2021

Professor Responsável: Prof. Dr. Dante Gallian (CeHFi – PPGSC - PPGECS)

Professores Participantes: Prof. Dr. Dante Gallian (CeHFi – PPGSC - PPGECS), Prof. Dr. Simeão Sass (CeHFi), Profa. Dra. Nádia Vieira (CeHFi), Profa. Dra. Viviane Cristina Cândido (CeHFi)

Promoção: Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) / Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Dep. de Med. Prev. da EPM/ Programa de Pós-Graduação Ensino em Ciências da Saúde do CEDESS-UNIFESP.

Atividades síncronas (aulas presenciais) às quartas-feiras (quinzenal), 10 – 12:00hs e atividades assíncronas (leitura) por 2 horas semanais

Carga Horária Didática: 18

Carga Horária Atividades: 36

Créditos: 4 (mínimo de 75% de presença e aproveitamento em avaliação escrita)

Vagas: 30

Local: aulas "online" no Google Meet

Ementa e Objetivo Geral:

Partindo das diversas experiências e linhas de pesquisa desenvolvidas no Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi) da Escola Paulista de Medicina (EPM) da UNIFESP, esta disciplina de pós-graduação pretende apresentar e discutir a contribuição das Humanidades e das Ciências Humanas enquanto caminho de formação humanística e humanização na área da saúde. Neste semestre a Disciplina foca o tema da missão da universidade e sobre o papel das humanidades na formação humanística no campo das ciências em geral e da saúde em particular.

Objetivos Específicos:

- Possibilitar uma revisão dos norteadores teóricos para o conceito de Humanidades e suas relações com as Ciências da Saúde.

- Fomentar o contato com a bibliografia básica fundamental a respeito dos temas centrais Literatura e Experiência Estética como forma de humanização em saúde, educação e cultura; Filosofia, História e Espiritualidade em Saúde.

- Possibilitar a elaboração de trabalho científico na forma de artigo que será avaliado ao final do curso.

Metodologia:

- Leitura prévia de textos determinados e discussão dos mesmos nos encontros do Seminário

Avaliação:

- Elaboração de um artigo científico nos moldes da ABNT versando sobre um dos temas abordados durante o curso.

Programação:

Data Prof. responsável Tema Leitura
3 de março Prof. Dr. Dante Gallian A Universidade como Espaço de Experiência da Cultura José Ortega y Gasset, A Missão da Universidade. Rio de Janeiro, UERJ, 1999.

17 de março

 

Prof. Dr. Dante Gallian A Universidade como Espaço de Abertura para o Todo Josef Pieper. Abertura para o Todo: a Chance da Universidade. Campinas, IFE, s.d.
31 de março Prof. Dr. Dante Gallian Universidade como Espaço de Experiência das Humanidades

Martha Nussbaum. Justicia Poética. Imaginación Literaria y La Vida Pública. Ed. Andrés Bello. 1997.

(Prefácio e cap. 1) 

14 de abril Dra. Nádia V. Vieira, Dra Maria Auxiliadora C. de Benedetto e Me. Kelly Cristina A Cunegundes

História Oral e Narrativas em Saúde Aula 1

Problemas éticos - História Oral e Narrativas em Saúde

Leitura Obrigatória:

História Oral: uma relação dialógica. in PORTELLI, ALESSANDRO. História Oral como arte da escuta. Trad. Ricardo Santhiaigo. São Paulo: Letra e Voz, 2016

Leitura Complementar:

Problemas éticos de narrativas pessoais, ou, Quem vai ficar com o último pedaço do bolo? in PATAI, DAFNE. História Oral, Feminismo e Política. Trad. Fernando L. Cássio e Ricardo Santhiago. São Paulo: Letra e Voz, 2010.

A entrevista de História Oral e suas representações literárias. in PORTELLI, ALESSANDRO. Ensaios de História Oral. trad.Ricardo Santhiago. São Paulo: Letra e Voz, 2010.

O homem sem qualidades- História Oral, Memória e Modos de Subjetivação. in Rodrigues, Heliana de Barros Conde. Análise Institucional, Genealogia, História Oral. Fabricando intercessores em pesquisa e intervenção. Curitiba: Appris, 2019.

5 de maio

 

História Oral e Narrativas em Saúde Aula 2

Leitura obrigatória:

CHARON, RITA. O Corpo que se conta: por que a medicina e as histórias precisam uma da outra. Trad. Ricardo Santhiago. São Paulo: Letra e Voz, 2015.

De Benedetto MAC, Gallian DMC. The narratives of medicine and nursing students: the concealed curriculum and the dehumanization of health care. Interface (Botucatu). 2018; 22(67):1197-207.

Leitura Complementar

De BENEDETTO, M.A C. Entre dois continentes: literatura e narrativas humanizando médicos e pacientes. O Mundo da Saúde, São Paulo: 2010;34(3):311-319.

De BENEDETTO, M.A C.; GARCIA, D.; BLASCO, P. G.; ERA UMA VEZ... NARRATIVAS EM MEDICINA ERA UMA VEZ… Rev. Brasileira de Cuidados Pliativos. SÃO PAULO, v.3, n.1 p.19-25 2010.

EXTRA: 

https://www.mhe.cuimc.columbia.edu/our-divisions/division-narrative-medicine 

https://www.psicologiahailtonyagiu.psc.br/materias/ponto-vista/704-a-medicina-narrativa-de-rita-charon 

19 de maio História Oral e Narrativas em Saúde Aula 3 

Medicina Narrativa uma introdução.

Referências

vídeo TED- texto ‘O perigo de uma história única’, Chiamamanda Adichie, Disponível em:  Chimamanda Adichie: o perigo de uma única história TED Legendado PT-BR - YouTube

Conway, Kathlyn. Beyond Words-Illness and the Limits of Expression. University of New Mexico Press, 2007.

Charon et al. The Principles and Practice of Narrative Medicine. Oxford University Press. New York, 2017.

Davis L J. The Disability Studies Reader. Fourth Edition. New York, USA 2013.

Frank, Arthur W. The Wounded Storyteller. Second Edition. The University of Chicago Press. USA, 2013

Hawkins, Anne Hunsaker. Reconstructing Illness – Studies in Patography. Second Edition. Purdue Research Foundation. USA, 1999.

Kleinman, Arthur. The Illness Narratives. Perseu Basic Books.  USA 1988

2 de junho Prof. Dr. Simeão Sass Compreensão e expressão Janette Brunstein - Introdução à pesquisa qualitativa 
16 de junho     Prof. Dr. Simeão Sass

Dilthey: compreensão e expressão

Adriano Holanda - A pesquisa qualitativa na Psicologia

Leitura obrigatória:

DILTHEY, W. “A compreensão de outras pessoas e de suas manifestações na vida” in Filosofia e educação. Tradução de Alfred J. Keller e Maria N. de C. P. Amaral. São Paulo: EDUSP, 2010.

30 de junho   Prof. Dr. Simeão Sass

Hermenêutica e saúde

Leitura obrigatória:

AYRES, José R. de C. M. “Hermenêutica e humanização das práticas de saúde” in Ciência & Saúde Cletiva, 10 (3): p. 549-560, 2005.

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